Bielo-Rússia: Crackdown on Independent Journalism

0
38

(Moscou) – As autoridades bielorrussas intensificaram a repressão contra jornalistas independentes nos últimos cinco meses, disse a Human Rights Watch hoje. As autoridades detiveram e espancaram jornalistas arbitrariamente, impuseram multas e sentenças de prisão por acusações de motivação política, revogaram suas credenciais de mídia e invadiram suas casas e escritórios.

A repressão aos jornalistas é parte dos esforços do governo para silenciar as reportagens da mídia sobre violações dos direitos humanos e protestos pacíficos em todo o país. Os manifestantes vêm exigindo eleições justas e justiça para os abusos desde 9 de agosto de 2020, quando os resultados oficiais da eleição presidencial foram anunciados.

“Em vez de garantir justiça para a brutalidade policial e outros abusos, as autoridades bielorrussas estão processando jornalistas que relatam questões delicadas”, disse Hugh Williamson, diretor da Europa e Ásia Central da Human Rights Watch. “As autoridades devem garantir que todos os jornalistas na Bielo-Rússia possam realizar seu trabalho sem medo de represálias e sem restrições abusivas.”

A Human Rights Watch entrevistou 19 jornalistas independentes que informavam sobre a Bielo-Rússia, seus advogados e parentes.

Repórteres sem Fronteiras, um grupo independente de direitos de mídia, tem chamado Bielo-Rússia é o país mais perigoso da Europa para jornalistas devido à repressão do governo contra jornalistas independentes que fazem seu trabalho legítimo de forma pacífica.

Vários jornalistas disseram à Human Rights Watch que os coletes de “imprensa” pareciam mais um alvo em suas costas do que um símbolo de proteção.

Entre o final de setembro e março, as autoridades bielorrussas abriram pelo menos 18 processos criminais contra jornalistas, aparentemente em represália por seu trabalho. Três jornalistas – Katsiaryna Barysevich, Katsiaryna Andreyeva (Bakhvalava) e Darya Chultsova – foram condenados a penas de prisão que variam de seis meses a dois anos. Sete jornalistas – Andrei Aliaksandrau, Yulia Slutskaya, Siarhei Alsheuski, Ala Sharko, Piotr Slutsky, Kseniya Lutskina e Dzianis Ivashyn – aguardam julgamento atrás das grades por acusações criminais de violação da ordem pública, sonegação de impostos e interferência no trabalho policial. Um jornalista está em prisão domiciliar, acusado de insultar o presidente.

As autoridades coagiram advogados que representam muitos desses jornalistas a assinar acordos de não divulgação vagamente redigidos, impedindo-os de compartilhar qualquer informação sobre os casos de seus clientes. Vários advogados que em casos semelhantes se recusaram a assinar enfrentaram a exclusão.

As autoridades bielorrussas devem libertar imediatamente e incondicionalmente Andreyeva, Chultsova e Barysevich, e anular os veredictos contra eles, e libertar Slutskaya, Slutsky, Sharko, Alsheuski, Lutskina, Aliaksandrou e Ivashyn e retirar todas as acusações contra eles.

Em alguns casos criminais envolvendo acusações falsas, as autoridades designaram jornalistas como testemunhas e, em seguida, passaram a sujeitá-los à perseguição policial e judicial. Os jornalistas relataram ter sido intimados para interrogatório policial, ameaçados com acusações criminais e submetidos a buscas domiciliares e no escritório e apreensão de seus equipamentos. Pelo menos um jornal teve que fechar temporariamente devido a uma ameaça de processo criminal, invasões e equipamento confiscado.

Em 16 de fevereiro, os policiais realizaram uma onda nacional de reides, alvejando grupos de direitos humanos e pelo menos cinco jornalistas e apreensão de seus dispositivos. As autoridades disseram que as batidas eram parte de uma investigação criminal sobre protestos não sancionados e parecem equiparar o fornecimento de assistência jurídica aos manifestantes detidos à organização de protestos.

As batidas também tiveram como alvo a Associação de Jornalistas da Bielo-Rússia (BAJ), uma organização de direitos humanos que presta assistência a jornalistas na Bielo-Rússia. Em março, as autoridades questionado o líder do grupo, Andrey Bastunets, e seu vice-diretor, Barys Haretski, como testemunhas em um caso. Bastunets já havia sido interrogado como testemunha em dezembro em relação a outra investigação sobre alegados apelos à ação com o objetivo de prejudicar a segurança nacional da Bielorrússia. Há preocupações sérias e críveis de que as batidas de fevereiro prenunciam possíveis novas acusações criminais falsas contra jornalistas.

As autoridades bielorrussas equiparam erroneamente o relato de manifestações não autorizadas com a participação nelas, especialmente se o repórter trabalhar para um veículo que as autoridades se recusam a conceder credenciamento, disse a Human Rights Watch. Em dezembro, o ministro da Informação, Igor Lutskiy, foi tão longe reivindicar que A Bielo-Rússia está travando uma guerra de informação com o objetivo de destruir o estado, difamando a mídia independente que trabalha no país.

Associação de Jornalistas da Bielo-Rússia disse que entre agosto de 2020 e Março de 2021, as autoridades detiveram cerca de 400 jornalistas sob acusações administrativas. Pelo menos 100 receberam penas de prisão administrativa curtas entre dezembro e março, enquanto outros foram multados por acusações administrativas de “violar as regras sobre reuniões de massa”, “desobedecer à polícia” e “violar as leis da mídia de massa”.

Pelo menos quatro jornalistas disseram à Human Rights Watch que foram maltratados durante e após a detenção. Eles foram brutalmente espancados, tiveram assistência médica negada e foram mantidos em más condições de detenção. Alguns disseram que seu equipamento foi destruído.

Nos últimos meses, as autoridades bielorrussas deportaram pelo menos dois jornalistas com cidadania russa, aparentemente em retaliação por seu trabalho na Bielorrússia.

As autoridades ameaçaram privar pelo menos três jornalistas da custódia de seus filhos. Todos os três fugiram da Bielo-Rússia com suas famílias.

As autoridades também alertaram os meios de comunicação sobre supostos erros em suas reportagens e críticas ao governo. Pelo menos um meio de comunicação foi injustamente privado de suas credenciais de mídia por violar a lei de mídia.

Gráficas estatais bielorrussas se recusaram a imprimir pelo menos cinco jornais independentes. Pelo menos um jornal que passou a imprimir por conta própria disse que em uma ocasião, as forças de segurança confiscaram uma tiragem inteira sem nenhum documento legal sancionando tal ação.

Em 2 de outubro, o Itamaraty aprovou novas regras no credenciamento de mídia estrangeira na Bielo-Rússia, cancelando todos os credenciamentos existentes e tornando o processo de credenciamento significativamente mais complicado.

Em 24 de março, o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas passou uma resolução condenando as “prisões e detenções arbitrárias de membros da oposição, jornalistas e trabalhadores da mídia”, e as “sentenças de prisão proferidas a trabalhadores da mídia pelo desempenho de suas funções profissionais” e pedindo a libertação imediata de “todos os presos políticos, jornalistas e outros trabalhadores da mídia . ” Os parceiros internacionais da Bielo-Rússia devem continuar a pressionar o governo para acabar com as ameaças, ataques e represálias contra jornalistas e devem exigir que os responsáveis ​​por violações graves, incluindo tortura e maus tratos, sejam responsabilizados, disse a Human Rights Watch. Eles também devem continuar a proteger os jornalistas, inclusive fornecendo maior assistência aos jornalistas ameaçados.

As autoridades bielorrussas devem respeitar a liberdade de expressão e reunião, disse a Human Rights Watch. A Bielo-Rússia tem a obrigação, de acordo com o direito internacional, de não impedir indevidamente que jornalistas façam seu trabalho, incluindo reportagens sobre protestos não sancionados.

“As autoridades bielorrussas deveriam parar de fingir que a liberdade de expressão é uma ameaça à segurança nacional”, disse Williamson. “Eles deveriam retirar acusações criminais falsas e libertar imediatamente aqueles que estavam atrás das grades. Eles devem parar de processar, assediar e pressionar os jornalistas que estão realizando seu trabalho. ”

Para contas detalhadas, por favor veja abaixo.

Acusações Criminais

Violação da confidencialidade médica (Artigo 178)

Em 19 de novembro, o gabinete do Procurador-Geral aberto um processo criminal contra uma jornalista do TUT.BY, Katsiaryna Barysevich, e Artsiom Sorokin, um médico, que falou sobre Raman Bandarenka, um ativista de protesto espancado até a morte em novembro em Minsk, supostamente por policiais à paisana. Depois que seu assassinato gerou protestos em todo o país, a principal agência de investigação da Bielo-Rússia reivindicado a polícia encontrou Bandarenka bêbado e já espancado. Documentos médicos vazou para a TUT.BY, uma importante agência de notícias independente, provou que ele não estava embriagado e videos filmado no dia da morte de Bandarenka mostrava homens perseguindo e espancando Bandarenka e o colocando em uma van.

Em 29 de novembro, Barysevich e Sorokin foram indiciado por “violação do sigilo médico que levou a graves consequências”.

Bandarenka’s irmã disse que durante o julgamento, que foi encerrado, parentes testemunharam que deram permissão a Barysevich para publicar os dados médicos. Mas em 2 de março, o Tribunal Distrital de Moscou sentenciado Barysevich a seis meses de prisão e multa e entregou a Sorokin uma sentença suspensa de dois anos e uma multa.

Organização de atividades que violem a ordem pública (Artigo 342)

Em 15 de novembro, Katsiaryna Andreyeva (Bakhvalava), jornalista da emissora polonesa Belsat, e sua colega e câmera, Darya Chultsova, transmitiram ao vivo um protesto em Minsk exigindo uma investigação sobre a morte de Bandarenka. Eles transmitiram a transmissão ao vivo de um apartamento com a permissão dos proprietários. Dois dias depois, um tribunal sentenciado eles a sete dias de detenção sob acusações administrativas de “participação em uma reunião em massa não sancionada” porque eles transmitiram ao vivo a reunião. Em 20 de novembro, as autoridades aberto uma investigação criminal contra eles em cobranças de coordenar “atividades que violam a ordem pública”, e as mulheres permanecem sob custódia.

Em 19 de fevereiro, um tribunal condenou Andreyeva e Chultsova a dois anos de prisão.

Em 12 de janeiro, a polícia vasculhou a casa de Andrei Aliaksandrau, jornalista e gerente de mídia, confiscou equipamento e dinheiro e prendeu a ele e sua parceira, Irina Zlobina, sob acusações criminais de “organização de atividades que violam a ordem pública”. Em 14 de janeiro, os investigadores também procurado o escritório da BelaPAN, o outlet onde Aliaksandrau trabalhava como consultor, apreendendo equipamentos.

Em 15 de janeiro, o primeiro vice-ministro do Interior, Gennady Kazakevich reivindicado que Aliaksandrau e Zlobina haviam financiado manifestantes pagando suas multas com dinheiro do BYHELP, um fundo criado para ajudar as vítimas da repressão na Bielo-Rússia.

Em 21 de janeiro, a comissão de investigação indiciou Aliaksandrau e Zlobina. O casal permanece sob custódia enquanto se aguarda a investigação. Se condenados, eles podem pegar uma pena máxima de prisão de três anos.

Evasão fiscal (Artigo 243)

Em 22 de dezembro, a polícia deteve cinco funcionários do Belarus Press Club, uma organização independente que trabalha para proteger a liberdade de imprensa, em relação a uma investigação criminal de evasão fiscal. As autoridades vasculharam e apreenderam computadores e telefones do escritório do grupo e das casas de sua fundadora, Yulia Slutskaya; seu diretor financeiro, Siarhei Alsheuski; e dois diretores de programa, Sergei Yakupov e Ala Sharko.

Em 31 de dezembro, Slutskaya, Alsheuski, Sharko e o cinegrafista Piotr Slutsky foram acusados ​​de “grande evasão fiscal” e permanecem sob custódia pré-julgamento. Yakupov, um cidadão russo, foi deportado para a Rússia naquele dia e sua entrada proibida na Bielo-Rússia por 10 anos.

Também em 31 de dezembro, meios de comunicação de massa relatado que as autoridades indiciado Kseniya Lutskina, jornalista, sob a acusação de auxílio à evasão fiscal. Uma semana antes, a polícia havia revistado sua casa, apreendido seus dispositivos eletrônicos e a detido. Ela permanece sob custódia.

Lutskina trabalhou no Belarus One, o canal de televisão estatal, mas saiu em agosto e passou a fazer parte do Conselho de Coordenação, o órgão de oposição política. Lutskina ajudou o Press Club a criar uma alternativa online à televisão estatal. O projeto estava programado para começar a operar em janeiro, mas isso não aconteceu.

Insultar o Presidente da Bielo-Rússia (Artigo 368)
Em 22 de dezembro, policiais detido Siarhei Hardziyevich, um jornalista do 1reg.by, um veículo independente que cobre notícias na região de Brest. Eles revistaram sua casa e confiscaram todos os dispositivos por supostamente insultar o presidente em uma mensagem a um grupo público Viber com 5.000 membros. Em 25 de dezembro, a polícia o colocou em prisão domiciliar. Em 31 de dezembro, ele foi indiciado. Se condenado, Hardziyevich enfrenta uma pena máxima de prisão de dois anos.

As autoridades convocado o editor de 1reg.by, Pavel Daylid, em 24 de dezembro para questionamento sobre o caso, que 1reg.by havia coberto. Depois que Daylid deixou a delegacia, ele percebeu que o grupo Viber que administrava, onde Hardziyevich supostamente postou o insulto, havia sido excluído de seu smartphone, que estava em um armário da delegacia durante o interrogatório. Em março, o comitê investigativo recusou para investigar o incidente. Em 29 de dezembro a polícia procurado a casa e apreendeu o laptop de Piotr Huzayeuski, editor-chefe do jornal 1reg.by e “Hantsavitsky chas”, bem como o escritório que esses dois meios de comunicação compartilham. Em janeiro, a polícia vasculhou as casas de mais dois jornalistas do 1reg.by em conexão com o caso.

Calúnia (Artigo 188)
Em 23 de setembro, policiais revistaram o apartamento de Yahor Martsinovich, editor-chefe do antigo jornal semanal Nasha Niva, apreendendo seu laptop, telefone e cartões de memória. Martsinovich disse à Human Rights Watch que a polícia o interrogou e o transferiu para o centro de detenção de Okrestina e o libertou em 26 de setembro. A polícia o notificou que ele era um suspeito em conexão com um caso de difamação criminal.

A investigação surge de um entrevista em Nasha Niva com Vlad Sokolovsky, um dos dois DJs processados ​​por tocar a música “We Want a Change!” em um evento público antes da eleição de 9 de agosto. Na entrevista, Sokolovsky alegou que o primeiro vice-ministro do Interior, Aleksander Barsukov, havia lhe dado dois socos quando estava detido. No início de setembro, os investigadores convocaram Martsinovich para interrogatório, exigindo que ele revelasse o autor do artigo. Ele recusou.

Grave Hooliganism (Artigo 339)
Em 20 de janeiro,
Yury Dziashuk, um jornalista freelance, estava detido por 72 horas em Lida e acusado de “perturbar a ordem pública” por supostamente gritar em um tribunal. Dois dias antes, Dziashuk estava filmando o julgamento de um ativista, Vitold Ashurko, quando os espectadores começaram a gritar “Vergonha!” em resposta à sentença de Ashurko. UMA vídeo Um clipe da sala do tribunal capturou Dziashuk filmando a sala e, quando seu rosto está visível, ele não está gritando. Vários observadores foram detidos por gritarem, mas a Human Rights Watch não tem informações sobre se eles enfrentam acusações criminais.

Interferência com o trabalho de um oficial de aplicação da lei (artigo 365)
Em 12 de março, policiais detido Dzianis Ivashyn, um jornalista investigativo que trabalhava para o jornal Navy Chas, e vasculhou seu apartamento, apreendendo todos os seus dispositivos. A polícia também revistou as casas de sua mãe e avó. A esposa de Ivashyn disse à Associação de Jornalistas da Bielo-Rússia que o mandado de busca foi emitido sob alegações de divulgação de dados pessoais de um policial. Embora ninguém tenha podido confirmar o fundamento da acusação, ela está possivelmente relacionada ao último artigo publicado de Ivashyn sobre ex-policiais ucranianos “Berkut” (policiais de choque) trabalhando na aplicação da lei bielorrussa. Em 19 de março, Ivashyn foi indiciado e será mantido por pelo menos dois meses em prisão preventiva.

Espancamentos e maus-tratos na detenção

Em 9 de outubro, policiais detiveram uma jornalista da REFORM.by, Evgeniya Dolgaya, ao lado de sua casa, na frente de sua filha de oito anos. Ela disse que a polícia questionou Dolgaya sobre seu trabalho como jornalista, ameaçou-a com acusações criminais e emitiu uma citação por suposta participação em dois protestos em massa não sancionados, um dos quais ela estava relatando. Dolgaya disse que passou pelo menos dois dias em uma cela fria, aguardando julgamento. Ela não recebeu colchão, travesseiro ou cobertor até a noite seguinte:

A enfermeira verificou minha pressão arterial na cela vazia vizinha, cheia de colchões, travesseiros e cobertores. E me disseram: “Você não tem permissão [to have them]. ”

Enquanto ela estava detida, um oficial não identificado questionou Dolgaya a acusou de ser uma mãe ruim e ameaçou mandar sua filha para um orfanato. Em 12 de outubro, depois que ela foi multada, um tribunal a libertou e Dolgaya fugiu da Bielo-Rússia temendo um processo criminal em retaliação por seu trabalho.

Em 1º de novembro, um fotógrafo de Novy Chas, Dmitry Dmitriyev, estava relatando um protesto pacífico de domingo em Minsk quando oficiais em roupas civis, coletes militares e capacetes o detiveram brutalmente, empurrando-o ao chão. Eles levaram Dmitriyev para um veículo da polícia, onde policiais de choque o espancaram e chutaram. Ele disse que mais tarde foi diagnosticado com um tímpano perfurado e uma infecção de ouvido grave que resultou disso:

O tempo todo eu estava com meu distintivo de “imprensa” pendurado no pescoço, e continuei mostrando a eles, mas eles reagiram com uma boa quantidade de palavrões. Eles disseram que não se importavam, para dizer o mínimo.

Quando a polícia levou Dmitriyev para a delegacia, ele reiterou que era jornalista e pediu para notificar a assessoria de imprensa do Departamento Central de Assuntos Internos sobre sua detenção. A polícia alegou que a resposta do departamento foi que eles deveriam processá-lo.

Mais tarde naquele dia, o investigador notificou Dmitriyev que ele era suspeito em um processo criminal por violação de acusações de ordem pública relacionadas ao protesto sobre o qual ele estava relatando. Em 2 de novembro, ele foi condenado a 10 dias de detenção por violar as regras administrativas sobre reuniões em massa e desobedecer à polícia. Poucos dias após sua libertação, a polícia vasculhou seu apartamento em relação ao caso criminal. Em 4 de março, o investigador questionado Ele de novo. A investigação está pendente.

Em 1 de novembro, um Belsat o cinegrafista, Dmitry Soltan, estava relatando o mesmo protesto, usando um colete de imprensa, quando a polícia derrubou-o, chutando-o e batendo nele com cassetetes enquanto a câmera continuava gravando. Os policiais destruíram a câmera e confiscaram o cartão de memória. Mais tarde, Soltan foi diagnosticado com uma clavícula deslocada, ligamentos rompidos no ombro esquerdo e hematomas na cabeça.

Em 2 de novembro, um tribunal de Minsk sentenciou Soltan a 13 dias de detenção por violar as regras sobre reuniões em massa e desobedecer à polícia por informar sobre o protesto de 1º de novembro. Ele também foi notificado de que era suspeito em um processo criminal sob a acusação de organizar atividades que violam a ordem pública.

Em 8 de fevereiro, a polícia deteve novamente Soltan, juntamente com um jornalista da Belsat, Liubov Luniova, quando entrevistavam transeuntes em Minsk. Ambos foram acusados ​​de vandalismo e condenados a 15 e 10 dias de detenção, respectivamente, por supostamente insultar policiais na delegacia.

Enquanto cumpria sua pena em Okrestina, Soltan foi levado para uma “conversa preventiva” com um oficial da prisão. Durante essa conversa, um guarda espancou Dmitry com um cassetete na parte inferior das costas e estômago. O oficial culpou Soltan por supostamente provocar o guarda.

Luniova, um jornalista com 25 anos de experiência, foi anteriormente detido pela polícia de choque em 7 de dezembro enquanto informava sobre um protesto em Minsk. Ela se sentiu mal depois de ser levada para Okrestina. Mas a equipe só chamou uma ambulância depois que os companheiros de cela de Luniova pressionaram o botão de emergência mais de cinco vezes:

As mulheres diziam: “Temos uma jornalista, ela não se sente bem. Chame a ambulância.” E o guarda respondeu: “Sim, mas ela não estava se sentindo mal quando foi para o [protest on the] quadrado? Então, apenas deixe-a coaxar. “

Quando finalmente foi levada para um hospital, Luniova foi diagnosticada com uma crise hipertensiva. Em 28 de dezembro, após duas semanas de tratamento, um tribunal a condenou a uma multa por “violar as regras sobre reuniões públicas”.

Assédio Judicial e Policial

Em 9 de novembro, um investigador do Slonim notificou Anna Volodashchuk, editora do jornal Slonimskaya, que ela foi testemunha em um processo criminal por ter insultado um funcionário público em um canal do Telegram. Os investigadores vasculharam seu apartamento, apreendendo laptops e cartões de memória, disse ela. Os policiais também invadiram o escritório do jornal naquele dia e apreenderam todo o equipamento. Volodashchuk disse que não sabia qual era o suposto insulto. Ela fugiu temporariamente da Bielo-Rússia, temendo ser processada.

Em novembro, o jornal anunciou que fecharia temporariamente após 24 anos de trabalho por pressão das autoridades. A equipe do jornal continua a publicar online, Volodashchuk disse:

[After the death of] o editor-chefe, editor e meu marido, Viktor Volodashchuk, meu filho e eu lideramos esse negócio juntos – nosso jornal, nossa ideia … que foi tirada de nós em um dia. Os leitores continuam nos ligando, dizendo que sentem muita falta do jornal.

Em 24 de novembro, a polícia de migração bielorrussa deportou um cidadão russo, Roman Popkov, jornalista da MBKh Media, “no interesse da segurança pública”. Em 7 de novembro, a polícia deteve Popkov enquanto ele fazia uma reportagem sobre um protesto de mulheres em Minsk. Mais tarde, ele foi condenado a 15 dias de detenção por suposta participação em uma reunião em massa não sancionada que ele havia filmado como jornalista em 11 de outubro. Sua esposa, Elena Borovskaya, também jornalista, deixou a Bielo-Rússia, temendo ser processada.

Em outubro, o Departamento de Investigações Financeiras abriu uma investigação de evasão fiscal contra o proprietário do site Orsha.eu, Ihar Kazmerchak, em relação a uma loja de sua propriedade. Eles revistaram a loja e o apartamento de Kazmerchak. Em 30 de dezembro, eles encerraram o caso. Mas em 29 de janeiro, o departamento convocado para interrogar três pessoas que trabalhavam para Orsha.eu em relação a uma investigação criminal. De acordo com Orsha.eu, eles foram forçados a assinar acordos de sigilo.

Eliminação de credenciamento ou registro

De agosto a setembro, o Ministério da Informação publicado quatro advertências ao TUT.BY por “espalhar informações falsas” sobre suas reportagens sobre questões como fraude eleitoral e uma batida policial no apartamento do editor do TUT.BY. Sob o da Bielorrússia Lei na mídia de massa, depois de duas advertências em um ano, um tribunal pode retirar o credenciamento de um meio de comunicação. Em 1º de outubro, o Ministério da Informação suspenso Acreditação da TUT.BY. As audiências do tribunal começaram em novembro e foram suspensas enquanto se aguardam os recursos da TUT.BY sobre os avisos. Depois que TUT.BY perdeu esses recursos, as audiências foram retomadas. Em 3 de dezembro, um tribunal retirou TUT.BY de suas credenciais de mídia.

Em 19 de janeiro, o ministro da Informação, Igor Lutsky disse que as autoridades continuem monitorando o site do TUT.BY e avisaram que ele pode ser bloqueado se violar a mídia ou outras leis.

No dia 2 de outubro, o Itamaraty adotado novo regras sobre credenciamento de mídia estrangeira na Bielo-Rússia e anulou todas as acreditações emitidas anteriormente. De acordo com os novos regulamentos, jornalistas estrangeiros podem trabalhar na Bielo-Rússia, mesmo em viagens curtas de reportagem, somente se forem recentemente credenciados. O credenciamento está disponível apenas para jornalistas que fazem parte da equipe de um meio de comunicação estrangeiro, tornando muito difícil para jornalistas freelance trabalharem na Bielo-Rússia. Os repórteres estrangeiros devem ser cidadãos do país onde seu empregador de mídia está registrado, posando desafios para alguns meios de comunicação internacionais.

Todos os jornalistas sem credenciais de mídia na Bielorrússia correm o risco de processo administrativo e criminal por organizar ou participar de reuniões de massa em que eles estão de fato relatando e arriscam ser processados ​​por “produção e distribuição ilegal de produtos de mídia de massa”. Os meios de comunicação sem credenciamento também estão proibidos de cobrir eventos organizados pelo estado.

Imprimir e publicar recusas de assinatura

Em outubro, a Belarusian Post, o serviço postal do país, recusou-se a incluir em 2021, pacotes de assinaturas dos veículos de notícias independentes BelGazeta, Komsomolskaya Pravda v Belarusi, Narodnaya Volya e Svobodniye Novosti Plius. As assinaturas postais são a principal fonte de receita da mídia impressa na Bielo-Rússia. Em agosto, a editora estatal bielorrussa recusou para imprimir esses pontos de venda, supostamente devido a problemas técnicos.

Em 13 de novembro, o editor-chefe adjunto do Narodnaya Volya afirmou que a polícia de choque confiscado todas as cópias impressas do jornal. Em dezembro, o Post da Bielo-Rússia processou o Narodnaya Volya por não conseguir fornecer as edições impressas desde o final de agosto, quando a gráfica se recusou a imprimir o jornal, apesar do Narodnaya Volya ter se oferecido para fornecer suas edições impressas por uma gráfica privada.

Em 11 de novembro, a gráfica de Brest declarou que se recusaria a imprimir a Brestskaya Gazeta a partir de 1º de janeiro, após 18 anos de cooperação, supostamente por motivos técnicos. Todas as outras gráficas bielorrussas, a grande maioria das quais são estatais, também se recusaram a imprimir o jornal. Isso forçou o meio de comunicação a mudar para a reportagem online, fazendo com que perdesse 70% de sua receita. Desde a eleição presidencial, os funcionários da Brestskaya Gazeta também enfrentaram detenções arbitrárias, ameaças online e assédio policial:

Mesmo agora as pessoas continuam nos ligando, perguntando se o jornal vai ser impresso. Eles dizem: “Estamos preocupados com você, espere aí. Estamos esperando por você.

Fonte: www.hrw.org

Deixe uma resposta